Como criar um Podcast

        O que você vai aprender?

      1. Como escolher o tema para o seu podcast
      2. O segredo de grandes Podcasts
      3. Como escolher o nome do seu podcast
      4. Como criar uma capa atraente para o seu Podcast

    Ideias de Podcast: Qual é o TEMA certo para mim?

    Por que você quer fazer um Podcast?

    Essa é a primeira pergunta que deve ser feita antes de inciar um canal de podcast. A partir das respostas, você vai conseguir definir qual é o seu público alvo e o que ele quer ouvir.

    Você pode criar um podcast descontraído, que englobe os temas que você gosta de falar, ou temas onde você tem autoridade para falar. Mas você também pode criar um podcast para a sua empresa, com foco em crescimento e fixação da marca nas redes sociais.

    Se você precisa construir um Podcast para a sua empresa, pense em um assunto que seja relevância para a marca no mercado e, ao mesmo tempo, que seja relevante para o público alvo.

    Por exemplo, uma de Agência de Marketing Digital pode optar por fazer um podcast sobre organização. Ou uma empresa de Engenharia pode fazer um podcast sobre histórias surpreendentes na área da construção Civil.

    Agora, se o foco é fazer um podcast para você, é importante que o tema do podcast seja interessante para as pessoas que vão ouvir e principalmente, que seja um assunto que você tenha paixão por falar, ou um assunto que você é expert.

    Se você é um amante por livros, pense em um podcast para falar sobre os autores que você mais gosta de ler.

    Pode ser que você não acerte de primeira o tema do seu podcast, mas esse início é importante, para que você lapide a sua experiência.

    O segredo dos grandes podcasts

    Se engana quem continua com o pensamento “Vou conversar qualquer coisa e meu podcast será para todos”. A menos que você já seja famoso ou tenha um grande orçamento de publicidade, essa estratégia não tende a funcionar mais. O ideal, é que você niche o seu conteúdo.

    Definir uma segunda camada de segmentação pode aumentar o nível de relevância do seu podcast. Por exemplo, ao invéz de vez de criar apenas um podcast de marketing, você poderia pensar em: “Marketing para ecommerce“. Ou, “para pequenos negócios“. Ou, “para médicos recém formados“.

    Isso reduz o número de ouvintes em potencial, mas aumenta drasticamente o valor para o público-alvo do programa. Eles veem o podcast e pensam: “Isso é perfeito – exatamente o que eu estava procurando. Parece que eles criaram isso só para mim.”

    Outros exemplos podem ser;

        1. Podcast de economia – Para empresas de marketing digital
        2. Podcast de filmes – Para amantes de filmes de terror
        3. Podcast de Direito – Para quem quer se especializar em loteamento de imóveis

    Com essa abordagem, você pode criar um programa único, original e com potencial para aumentar uma base de fãs em torno dele.

    Como escolher o nome do seu Podcast?

    Não adianta pensar em um nome totalmente revolucionário se você ainda não tem uma audiência. As pessoas precisam encontrar o seu podcast com facilidade em qualquer plataforma.

    Se você optar por colocar um nome conceitual no seu programa, tente também incorporar uma palavra descritiva ao titulo. Essa técnica vai facilitar que o seu potencial público te encontre nas plataformas.

    Por exemplo, se você trabalha como Social Media, você pode pensar em um nome como SocialMediaTeams. Assim, quando o público for procurar por conteúdos desse nicho, ele vai encontrar o seu podcast.

    Muitas empresas estão associando o seu nome próprio ao nome do podcast, você viu?

    Exemplos: G4 Podcast (Um podcast da G4 Educação), PrimoCast (Um podcast do Primo Rico).

    Se você não quiser associar o nome da sua empresa a um podcast, pense em palavras chaves que fazem parte da vida do seu público alvo.

    Exemplo de podcasts que usam palavras chave no nome:  Os Socios, Dinheiro com Pisicologia.

    Lembre-se que tudo depende de como você vai divulgar o seu podcast nas redes sociais. Existem muitas pessoas que trabalham com nome totalmente disruptivos e que conseguem um número alto de seguidores, como: Flow Podcast, Podpah, BoraPodcast, Nakebrada, Podelas e dentre vários outros.

    Uma coisa eu tenho certeza, evite escolher nomes grandes. Lembre-se de que você precisará dizer bastante o nome do podcast ao gravar seus episódios.

    Como publicar o seu podcast

    A primeira tarefa é: Ter uma capa atraente

    Para se destacar entre os gigantes nas principais plataformas do mundo, você precisa pensar com carinho na capa do seu Podcast.

    O formato ideal para a capa é:

        1. Pixels: 1400 x 1400
        2. Formato: JPG
        3. Tamanho: 500kb

    A capa precisa conter a logo do seu podcast e o nome. Não coloque muito texto, pois o principal objetivo dessa imagem é chamar a atenção para o seu podcast e gerar uma conexão entre o público e você.

    Como postar o seu Podcast?

    Primeiro você vai precisar hospedar o arquivo em um aplicativo de hospedagem de podcast.

    Sim, diferente do que muitos pensam, não é possível publicar o episódio direto nas plataformas.

    Para facilitar a vida dos nossos clientes, o Estúdio 767 tem acesso a um provedor exclusivo de hospedagem para quem participa do club767.

    Com acesso a plataforma, você precisa subir o seu áudio apenas uma vez que o sistema compartilha o conteúdo com todas as plataformas de podcast do mundo.

    Os primeiros ouvintes vão fazer o seu podcast bombar

    A entrega consistente de um bom conteúdo, juntamente com Call to action (CTAs) sólidas no final de cada episódio, pode fazer maravilhas para o crescimento do podcast. Você pode usar essas frases “ Inscreva-se ou siga o podcast no aplicativo da sua preferência”, ou “compartilhe o programa com alguém que você acha que gostaria” no final do seu podcast para orientar o público sobre o que ele deve fazer assim que o conteúdo acabar.

    Todos esses são bons CTAs, mas você deve se concentrar mais em “compartilhar” e “seguir” nos primeiros dias. Isso vai fazer total diferença no seu alcance.

    Agora é sua vez!

    Siga passo a passo de tudo que aprendeu nesse blog.

        1. Defina qual tema quer trabalhar no seu podcast
        2. Coloque em prática o segredo aplicado por grandes podcasts
        3. Escolha um nome atraente e que seja fácil de ser encontrado

    Uma coisa eu tenho certeza, você vai começar o seu podcast do jeito certo se seguir esse passo a passo.

    Junte-se ao Club767 e tenha acesso aos melhores equipamentos para gravar o seu podcast.

    O estúdio 767 é um estúdio de podcast localizado no coração da Savassi, em Belo Horizonte. Aqui, você grava, edita e compartilha o seu podcast com alta resolução nas maiores plataformas de podcasts do mundo.

    Contamos com duas salas exclusivas para podcast e você pode convidar até 5 amigos para participar desse bate-bato com você. Se um convidado não conseguir vir ao estúdio, nós conseguimos conectar vocês de qualquer parte do mundo.

    Entre em contato com o nosso time nesse link. Eles estão disponíveis para tirar todas as suas dúvidas.

Open chat
Converse com a nossa equipe!