Conteúdo no formato de Podcast gera mais engajamento com o público

Quando o assunto é se informar, o que você prefere? Rádio, tv ou redes sociais? Uma pesquisa da Fastco Works, em parceria com a equipe da Neuro-Insight, apontou que o podcast está se tornando cada vez mais abrangente que outros meios, como a tevê e o rádio. A audição é um dos cinco sentidos e o som está presente em cada momento do cotidiano, mesmo quem não percebe a importância, a verdade é que está associada a diversos estímulos.

O estudo revelou que o áudio digital, através de plataformas de música, apresenta  um impacto muito maior que aqueles disponibilizados em uma rádio. A explicação está na qualidade dos serviços, como a personalização e interatividade.

A Neuro-Insight usou quatro métricas nesse estudo sobre os estímulos sonoros, considerando a capacidade de guardar informações e como se conecta com as memórias, positivas ou negativas. A primeira métrica é o engajamento, ou seja, a identificação e relevância do assunto. A segunda é a  intensidade emocional e, em terceiro, as memórias de longo prazo para recursos globais, incluindo as memórias e sentimentos  e, por último, a memória de longo prazo para detalhes.

A verdade é que o podcast permite escolher o que se quer consumir, considerando os próprios gostos e as necessidades, personalizando o conteúdo. Os benefícios desse processo incluem ainda escutar o conteúdo onde e quando quiser, sendo possível pausar e em momentos diferentes. A rádio, por sua vez, mantém uma programação fixa, com músicas selecionadas para transmissão, não chegando a agradar a todos, mesmo que, em certos momentos, o ouvinte tenha a possibilidade de participar dos programas, comentando e pedindo músicas, inclusive, dedicando a alguém.

As plataformas digitais para áudio garantem também um maior envolvimento, modificando as experiências pessoais com a música, ou outros serviços de áudio, como os podcasts. A pesquisa identificou que 66% dos participantes usam o som em diversos momentos do dia, como uma válvula de escape, evitando estímulos visuais.

Vale destacar que, entre todas as plataformas, o levantamento verificou, através de uma medição da atividade cerebral dos participantes, que algumas atendem mais os aspectos identificados na conclusão, proporcionando um maior envolvimento e melhor experiência do usuário, superando, até mesmo, as mídias mais antigas e tradicionais, como a tevê. A pesquisa destacou que os podcasts crescem em popularidade e visibilidade, paulatinamente.

Para se ter uma ideia, as últimas estatísticas também revelaram como o podcast é uma ferramenta essencial. O podcast pode ser produzido, acompanhando os desejos do público-alvo, sendo adaptável para a característica multiplataforma da internet, seguindo o meio e formato de produto que os internautas esperam encontrar.

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