Como fazer um roteiro de Podcast

Qual é o seu estilo de roteiro favorito?

Você gosta de escrever palavra por palavra ou gosta de improvisar com algumas informações marcantes?

O roteiro é como um ponto de apoio, onde você define como iniciar, gerar desejo e finalizar o seu conteúdo. Hoje você vai aprender a construir um roteiro do zero com essas duas oções.

O uso do roteiro também vai te ajudar a:

  • Tornar a sua gravação de podcast mais objetiva
  • Previnir divagações desnecessárias durante a gravação
  • Dar direcionamento para os convidados antes de começar as gravações

Roteiro 1

Quero escrever palavra por palavra do meu roteiro

Para quem ama ter controle de tudo que vai acontecer durante a conversa, o roteiro palavra por palavra é a escolha perfeita.

Essa é uma ótima estratégia para você que quer cobrir todo o conteúdo e não deixar nada de fora. Lendo o roteiro até o final, você terá certeza que entregou tudo que precisava ser entregue.

Essa é, sem dúvida, uma ótima estratégia para quem tem pouca confiança ou domínio sobre o assunto. Quando é um assunto novo para você, ter um roteiro para se apoiar é o ideal.

Um problema dessa abordagem, no entanto, é que muitas vezes ela pode levar a uma leitura monótona quando você lê logo na página. A sua leitura pode ficar cada vez mais robótica e você pode esquecer de inserir seu próprio tom ou personalidade nessas informações.

Como você sabe, nossa escrita é bem diferente da forma como falamos. Por isso, para te ajudar nessa tarefa, você pode adicionar o seu texto em uma Inteligência Artificial de escrita com o seguinte direcionamento:

“Por favor, deixe esse texto mais coloquial.”

Elementos comuns entre tipos diferentes de roteiros

Introdução

A introdução tem como objetivo central fornecer aos ouvintes uma visão geral de tudo que vai acontecer no podcast.

O conteúdo pode mudar, mas a estrutura é sempre a mesma:

“Olá, seja bem-vindo e bem-vinda ao [Nome do Podcast], um podcast sobre [Insira o conceito ou a explicação sobre o que é o Podcast]. Eu sou [Nome do Host].”

“No episódio de hoje, discutiremos [inserir pontos de discussão] com [nome do convidado]. Discutiremos os conceitos de [tópico do episódio] e ofereceremos aos ouvintes uma surpresa especial no final.”

O podcast Roihunters usa essa mesma estrutura, só que de uma forma diferente! No início de cada podcast, eles se apresentam e logo em seguida dizem: “O meu objetivo com esse podcast de hoje é…

Apresentando os convidados do podcast:

Importante fazer uma breve pesquisa sobre o convidado antes de iniciar o bate-papo.

“Nosso convidado de hoje é [nome do convidado]. Eles são [inserir função, cargo, experiência] apaixonados por xxxxx.

Eles vão compartilhar conosco [tópico do episódio]. Olá, [nome do hóspede]! Muito obrigado por se juntar a nós!”

Agora, se você tem um patrocinador e precisa divulgá-lo no seu Podcast…

Poucas pessoas gostam de propaganda, então invista em uma mensagem criativa para não entediar o seu público.

Exemplo: “[O nome do seu podcast] é patrocinado por [insira o nome da marca]. [Patrocinador] é uma empresa que [descreva os valores e produtos da empresa], bem como sua relevância para o seu público.”

Mantenha o público engajado no conteúdo…

A cada 10 minutos, tente fazer um breve resumo do que vocês estão conversando e recapitule a conversa do início ao fim. Isso vai ajudar o seu espectador a compreender melhor o conteúdo.

Faça um CTA (Call-to-Action) no final do seu podcast.

Incentive o seu público a curtir e compartilhar o seu conteúdo. Seja objetivo e mostre que essa ação é importante para a continuidade do conteúdo.

Exemplo : “Deseja continuar ouvindo o Podcast [Nome do Podcast]. Então deixa o seu like e compartilhe esse conteúdo com outros amigos. Sua ajuda pode fazer com que esse conteúdo continue crescendo cada dia mais nas plataformas de stremeo.]

Exemplos de roteiros de Podcast para você aplicar

Estilo livre

Esse roteiro é ideal para quem gosta de improvisar e não quer ficar preso no script durante a gravação.

[Intrudução]
[Apresentação do patrocinador]
[Apresentação do convidado]

Parte I (Tempo: 10 minutos)
Perguntas de introdução do assunto:

Parte II (Tempo: 15 minutos)
Temas para imerssão no assunto

Parte III (Tempo: 10 minutos)
Conclusão da conversa

Recapitular o que foi aprendido durante o podcast

CTA
Chamada para o próximo episódio

Totalmente roteirizado

Para você que gosta de ter o controle do conteúdo durante todo o tempo do Podcast!
Segue a estrutura do roteiro:

Intrudução]
[Apresentação do patrocinador]
[Apresentação do convidado]

Parte I (Tempo: 10 minutos)
Há quanto tempo você estuda ou é refrência em [Tema do podcast]
O que mais te instiga nesse mercado?
Com foi a sua jornada até chegar onde está hoje?

Parte II (Tempo: 15 minutos)
Quais são os impactos desse [tema do podcast] na nossa sociedade hoje? [Ou no em um nicho especifico como: Advocacia, Medicina, Midias Sociais]
Como o Brasil está em relação a outros países em relação a esse tema?

Parte III (Tempo: 10 minutos)
O que você acha que pode ser feito para [Concertar um problema que por ventura exista nesse seguimento]
O que você tem feito na sua empresa, no seu trabalho para lidar com esses problemas?

Recapitular o que foi aprendido durante o podcast

CTA
Chamada para o próximo episódio

Práticas recomendadas para todos os Podcasts

Mantenha simples

Tente manter seu modelo de podcast o mais simples possível, a menos que você precise de um script palavra por palavra.

A maioria dos podcasters acha que um roteiro flexível é suficiente para mantê-los focados enquanto falam de maneira natural e clara.

Pesquise sobre o seu entrevistado

Busque informações nas redes sociais, resultados que ele já gerou para outras empresas.

Tente também, na medida do possível, acrescentar perguntas pessoais, claro, com o consentimento de cada participante.

Isso pode deixar o conteúdo mais pessoal e menos metódico.

Grave o seu podcast

Agora que você já sabe quais são os benefícios do podcast para a sua empresa, como escolher um nome chamativo, e uma categoria, é hora de começar a GRAVAR O SEU PODCAST.

Aqui no estúdio 767 nós te damos todo o suporte necessário para gravar um conteúdo de qualidade. Com câmeras de última geração (que gravam em 4k), microfones com performance de cinema, cortes exclusivos que são feitos no dia da gravação e MUITO MAIS.

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Entregamos todos os seus arquivos em menos de 48 horas e se você precisar, ainda fazemos a sua edição.

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